segunda-feira, 6 de abril de 2015

Por que contratar um fotógrafo que faz parte de uma associação?

Adaptado de: http://www.fototech.com.br/por-que-contratar-um-fotografo-associado 

Imagens: © AN Arte em Foto



Muitos clientes em busca de fotógrafos profissionais, seja para ensaios pessoais, registros de eventos, imagens publicitárias, entre outras necessidades diversas, se perguntam como garantir a contratação de um bom profissional sem conhecê-lo previamente.
Uma associação séria, como Associação de Fotógrafos Fototech atua como um diretório de profissionais do meio fotográfico que atendem a diversos segmentos. Em seu site é possível encontrar fotógrafos separados por área de atuação e região, sendo possível acessar sua história, portfólio e demais informações de contato.
Em muitas ocasiões, não basta a apresentação de um bom portfólio ou histórico profissional, uma vez que diversos conceitos não podem ser expressos através destes, como ética profissional, conhecimento em segmentos específicos, background artístico, etc.. É aí que entra a associação como referência para a seleção de profissionais competentes, éticos e compromissados.
Na Fototech, por exemplo, os associados fazem parte de uma lista de discussão (e-group) com mais de 400 fotógrafos distribuídos em todo o território nacional, com acesso e troca de informações sobre técnicas, novos lançamentos, discussões sobre ética e mercado (algumas bem acaloradas!), composição de preços, atendimento ao cliente e relacionamento com a concorrência. Este contato amplo e rico entre os profissionais leva, naturalmente, à melhor capacitação dos associados, contribuindo não só com o desenvolvimento pessoal de cada um, mas também para a excelência dos trabalhos a serem fornecidos a seus potenciais clientes. Naturalmente, esta participação colabora também para a evolução da fotografia praticada no Brasil.


Adicionalmente às listas de discussão, a Fototech estimula encontros regulares entre os associados através da criação e compartilhamento de uma agenda cultural dos diversos eventos relacionados à fotografia em todo o território nacional, como feiras, festivais, exposições, palestras, concursos e encontro com autores. Não menos importante são as parcerias exclusivas com companhias de seguros de equipamentos, assessorias jurídicas, descontos em cursos, workshops, laboratórios de impressão e fotoacabamento, dando aos associados condições de atuar com respeito e responsabilidade nas relações profissionais, garantindo a quem contrata um fotógrafo associado a tranquilidade de estar lidando com um profissional qualificado.