quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Como e porque adquirir arte fotográfica

Adquirindo Obras de Arte

Não dá para falarmos em comprar arte fotográfica se não falarmos um pouco sobre a compra de arte em si. As obras de arte podem ser encaradas de duas principais maneiras: decoração ou investimento, mas é claro que podemos comprar um quadro, por exemplo, pelos dois motivos! Afinal, se apaixonar por uma obra de arte é uma coisa imprevisível que pode acontecer a qualquer hora e em qualquer lugar, pois basta ter o olhar apurado e a mente aberta para identificar o que chama nossa atenção.

Como decoração as imagens são indispensáveis. Imagine uma casa sem quadros, sejam eles pinturas, gravuras ou fotografias! Os ambientes seriam nus ao olhar de quem os visita, sem identificação ou acolhimento. A aquisição de imagens como investimento é realizada há séculos, e há cada vez mais colecionadores de fotografias exclusivas ou limitadas, o que torna o mercado mais aquecido a cada dia. Aliás, o ideal é iniciar uma coleção de arte com fotografias, devido à inúmera variedade e à gama de preços mais abrangente, pois muitas vezes uma fotografia é impressa em edições maiores, se tornando menos onerosa do que uma pintura única.
Adquirindo obras de art

Mas afinal, o que comprar?

Ouvimos falar muito em fotografias com edições limitadas, numeradas etc., mas não é nada fácil comprar arte fotográfica! Se uma obra é edição limitada, significa que existe certo número de impressões obtidas do trabalho original. Uma edição numerada também é limitada, mas o artista as numera (e normalmente assina e fornece junto um certificado de autenticidade), dando sua marca em cada uma das impressões. A edição pode ser limitada a qualquer número de cópias, por exemplo: 3/5 significa que existe um número limitado de 5 impressões e que esta é a de número 3. Além disso, para garantir durabilidade e maior valor agregado, as imagens podem ser impressas com tintas e papel de alta qualidade, em padrões museológicos, ao ponto de uma imagem impressa ser garantida para durar sem alterações por mais de um século!
 
É claro que muitas vezes não encontramos todas essas características na fotografia que tanto desejamos, principalmente quando adquirimos imagens pela internet, porém é sempre possível entrar em contato com o artista para pedir mais informações sobre a obra que acabamos de adquirir. É importante também estar atento para não incorrer no erro comum aos iniciantes de tentar logo comprar uma obra de um autor conhecido a um preço baixo. Uma obra que existe em muitas edições poderá não valorizar o quanto se espera, mesmo sendo de um autor "famoso". O mais importante é verificar a quantidade de cópias feitas daquele trabalho, pois quanto mais limitada a edição, maior o seu potencial de valorização futura.


Como comprar?

Para começar a comprar fotografia é necessário treinar o olhar, para que saibamos quais estilos de arte fotográfica combinam conosco, evitando adquirir uma peça que nos canse ou se desvalorize com o tempo. Resumindo: se comprarmos uma obra que apresente qualidade técnica e que nos agrade, ficaremos realizados! Caso surja o interesse ou a necessidade, sempre existe a possibilidade de vendê-la no futuro.
 
Fotografias podem ser adquiridas basicamente de três maneiras: diretamente do fotógrafo, o que é a cada dia mais raro, em galerias de arte, onde comprar uma obra pode ser uma boa opção, pois normalmente trabalham com bons profissionais, capazes de explicar as peças, além de agenciarem vários artistas, ou pela internet, o que vem se tornando cada vez mais corriqueiro, devido ao conforto e à democratização do acesso, além de outras facilidades, como a possibilidade de adquirir a fotografia já emoldurada, como pode ser feito no site Fine Art America, uma das melhores galerias online que existem.

As melhores fotografias

A fotografia artística é basicamente amor e emoção! Se o artista produz a imagem como essas premissas, o amante de arte adquirirá a imagem por ter sido tocado pela força da peça, que não apenas obedece a rigores técnicos e estéticos, mas é clara quanto ao que pretende comunicar.
 
Confira algumas imagens de nossos artistas AQUI (em inglês) e inicie sua coleção de arte hoje mesmo!