segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Sobre fotografia gastronômica


Transmitindo aromas e sabores através da imagem

Quando já conhecemos uma comida, seja em nossa casa ou em um restaurante que freqüentamos, só de ouvir o nome do alimento nos vem a lembrança característica do seu aroma e do seu sabor. Agora imagine se nunca tivermos ido ao local ou experimentado a receita. Como seríamos “seduzidos” a escolher este ou aquele prato?

A fotografia de culinária é importante para aguçar os sentidos do observador, fazendo com que este consiga “provar” e “sentir” o alimento apenas utilizando a visão. A fotografia de alimentos deve mexer com a imaginação do observador, fazendo com que uma pessoa imagine, além do sabor e do aroma, a temperatura e a textura e tenha vontade de comer o que se está mostrando.


A importância da fotografia de alimentos para as empresas do ramo

Muito se engana quem pensa que para um estabelecimento de alimentação dar certo é necessário apenas ter um bom tempero e localização adequada! Estratégias de marketing e publicidade são indispensáveis ao sucesso de restaurantes e lanchonetes no mundo todo.

Quando falamos em marketing e publicidade para restaurantes, lanchonetes, rotisseries, assim como diversos outros tipos de empresas de alimentos, devemos pensar em primeiro lugar nas imagens a utilizar no intuito de divulgar e mostrar os produtos oferecidos. Afinal, quem vai querer para a reunião de fim de ano da empresa um salgadinho que parece murcho na foto?


O fotógrafo de culinária

Além de saber fotografar e apreciar gastronomia (não adianta nada um sem o outro nesse ramo!) o profissional da área deve apresentar algumas características fundamentais para obtenção de sucesso em uma sessão fotográfica, como noções de design (muitos fotógrafos hoje em dia já estão se especializando em Food Styling para fazer os alimentos ficarem muito mais apetitosos ao olhar), estilo e etiqueta (para arrumar a mesa, por exemplo).

Outra coisa a considerar são os equipamentos, como objetivas e flashes, e os esquemas de iluminação, completamente diferentes dos utilizados em outros ramos da fotografia. A equipe que realiza fotos de alimentos deve ter à disposição diversos fundos, toalhas, guardanapos, e outros acessórios indispensáveis ao apelo positivo da fotografia sobre o cliente.


Se você tem um restaurante, café, lanchonete ou até mesmo faz salgadinhos para complementar a renda familiar contrate uma equipe qualificada para mostrar os seus produtos e tenha um retorno maior do seu negócio! Atenderemos com prazer através do contato@anartefoto.com, buscando sempre melhorias para a sua empresa!